quarta-feira, 29 de outubro de 2008

EDITANDO MÚSICAS EM CASA

Existem muitas bandas boas espalhadas por aí. O problema é que elas se restringem apenas a ensaios na garagem de um dos integrantes. Aí quando vêem uma banda fazendo sucesso, são os primeiros a criticarem, desde as letras das músicas até o visual. E concluem dizendo com um pingo de indignação: "nós somos bem melhores que eles".

Bom... e de que adianta vocês tocarem melhor do que quem faz sucesso, se ainda gravam suas músicas em uma arcaica fita K7 usando um gravador pré-histórico? A menos que você seja um "old school" fanático, e vá tocar para os seus iguais. Caso contrário, uma música bem produzida e editada pode atingir um público bem maior, que preza pela qualidade sonora.

Não pense que fazer uma gravação profissional em estúdio é coisa de abonados. Dependendo do número de integrantes de uma banda, não chega a R$ 10 por pessoa. Mas se mesmo assim, o seu momento financeiro não permite estes "gastos exorbitantes", existem soluções de custo zero que podem quebrar o galho.

A primeira delas pode ser considerada uma solução "geográfica": Ao invés de ensaiar na garagem, leve a banda para tocar na frente do computador. Ou se for mais fácil, mude o computador para o lugar que acharem mais conveniente. Não vai ser a mesma coisa que uma gravação profissional num estúdio isolado acusticamente, mas vai dar para quebrar o galho.

O segundo passo é saber o que fazer com os arquivos de audio gravados. Partindo do princípio que programas como o Photoshop servem para dar um toque a mais nas fotos, existem também softwares que fazem a mesma coisa, mas com arquivos de som. Uma das opções gratuitas que você encontra na web é o Audacity, um programa gratuito, leve, e com vários recursos, tais como a gravação de audio em 16 canais, inserção de efeitos, mixagem, remoção de ruídos e chiados (bom para quem quiser passar suas gravações em K7 para o computador). E ainda há a possibilidade de salvar seu trabalho nos formatos mais comuns de audio, como WAV e MP3.

(clique para ampliar)

Existem também as opções de programas pagos, que possuem um número maior de recursos de edição. Dentre eles, um dos que mais se destaca é o SoundForge. O software aceita inúmeros formatos de gravação, análise de efeitos e suporte a áudios de alta resolução, além de possibilitar gravar a sua montagem diretamente em um CD.

(clique para ampliar)
Baixe a versão de 30 dias de teste em http://www.sonycreativesoftware.com/soundforge

Como ninguém nasce sabendo de tudo, o melhor a fazer é escolher um destes programas e "brincar" um pouco com eles, sem compromisso. Pegue uma das suas MP3 e faça cortes, insira efeitos, coloque uma batida eletrônica... Deixe a sua imaginação e criatividade fluírem. Assim, quando chegar a hora de editar as músicas da sua banda, você vai estar expert no software, a ponto de montar um áudio de olhos fechados.

Um comentário:

Samara Oliveira disse...

Dicas legais, vou gravar um cd :)