terça-feira, 4 de novembro de 2008

O NASCIMENTO DO ROCK (parte 1)

Um senhor de idade lá pelos 70 anos. Negro, de mãos calejadas pelo trabalho nas lavouras, com um forte sotaque caipira americano. Assíduo frequentador de bares e casas de espetáculos e frequentador esporádico da Igreja Batista. Seu nome é Rock'n'Roll, e é assim que ele seria nos dias de hoje se fosse uma pessoa de carne e osso. Pode até parecer loucura no início, mas se você voltar alguns anos na história, tudo ficará bem mais claro.

Os Estados Unidos, diferente do Brasil, tiveram dois modelos de colonização. Na região sul, o clima quente e a terra fértil propiciavam a cultura agropecuária. Já no norte, o ar seco e o solo rochoso favoreceram o desenvolvimento do comércio e da manufatura. A partir daí, a história é a mesma que conhecemos por aqui: escravos vindos da África se tornaram mão-de-obra barata nos grandes latifúndios, principalmente nos arredores do Rio Mississipi, que favorecia o cultivo de algodão.

Arrancados do seu continente, os negros viam-se forçados a trabalhar na lavoura de sol a sol, num ritmo desgastante. Para espantar a saudade da terra natal e fazer o tempo passar mais rápido enquanto estavam no campo, eles cantavam. Letras simples que falavam de coisas típicas do cotidiano, como amor, religião, sexo e trabalho. Algumas destas músicas também serviam como um código entre eles, para indicar estratégias e rotas de fuga, como o caso da espiritual Wade in the Water, que indicava aos escravos que a melhor rota de fuga seria pela água:


Ao fim da Guerra da Secessão (1861-1865), com a vitória dos estados do Norte, veio também o fim da escravidão. E apesar da constituição americana garantir o direito de igualdade entre os cidadãos, não foi bem isso que aconteceu. O racismo e a discriminação colocaram os negros à margem da sociedade. Este cenário fez com que as músicas do campo tomassem rumos diferentes. Um deles, carregado de tristeza e melancolia, angústia e sofrimento. Assim surgia o Blues.


Outro caminho foi o da fé, da esperança em tempos melhores, onde todas as graças são alcançadas porque Deus não deixa um filho seu na mão. A música invadiu as igrejas e contagiava não só pelas letras, mas pelo ritmo acelerado, que não deixava os cultos parados. Era a música Gospel.



Dizem as más línguas que lá pelos lados de New Orleans surgiu um outro gênero, baseado no improviso e no sentimento que o músico tem no momento que está tocando. Eis que surge o Jazz.


Na semana que vem contaremos para você como isso tudo deu origem ao rock. Fique ligado!

2 comentários:

Anônimo disse...

Continue(m) assim, ta massa o blog ;]

Anônimo disse...

Legal o blog e talz, mas nesse contexto faltou o folk. O blues crossroad vem da música folk. Não pode ser levado em conta esses rítmos, o country e o folk são o que influênciaram o rock.