quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CONHEÇA A VITROLA BASCA



A banda Vitrola Basca foi eleita através da nossa enquete para ter o seu perfil publicado aqui no blog. Formada no final de 2006 em Porto Alegre, com uma proposta inovadora dentro do underground, a Vitrola vem conquistando aos poucos seu espaço na cena gaúcha com um som que vai do retrógado mod rock até o novo indie. Um dos grandes méritos do grupo formado por Diego Farina (guitarra e vocal), Guilherme Pirillo (guitarra solo, baixo e backing vocal), Miguel Bonumá (teclado), Maurício Ataíde (bateria) e Vitório Farias (guitarra e vocal) foi ter ficado em segundo lugar no Pepsi Rock 2007, dividindo o palco com bandas nacionalmente conhecidas para mais de 1.000 pessoas. batemos um papo com o Maurício, que falou um pouco sobre a trajetoria da banda:

Rock'n'Talk - Como foi que o grupo se conheceu?
Maurício - Na verdade a banda já passou por diversas fases. A formação mudou bastante também, mas o pessoal se conheceu mesmo foi no colégio. Tocávamos alguns covers e tentávamos lançar algumas músicas próprias, mas tudo apenas por diversão. Da brincadeira sem compromisso começamos a achar que dava para tentar algo a mais. A partir daí fizemos bons shows que nos renderam uma divulgação bacana. Tudo isso acabou nos levando ao Pepsi Rock, onde tiramos o 2º lugar. Após nos formarmos acabamos dando um tempo com a música, devido ao vestibular e ao ingresso na faculdade. Ficamos praticamente esse ano sem nos movimentarmos muito, até o Vitório entrar e começarmos a ver que realmente não deveríamos parar. A entrada do Vitório na banda aconteceu nos últimos dois meses, o que veio a revitalizar os novos trabalhos da Vitrola Basca. Tal ingresso se deu através do primo do Diego, a quem o Vitório conheceu, junto a outros gaúchos, enquanto ambos moravam em Londres. Depois de alguns ensaios, ficou clara a sintonia entre todos os integrantes da banda, o que culminou com uma nova formação da mesma. E o resto é história. Que siga o baile!

Rock'n'Talk - De onde vocês tiraram o nome da banda?
Maurício -
Dizem que decidir o nome de uma banda é sempre uma questão difícil. Para nós foi um verdadeiro caos!! Chegamos a fazer uma lista com quase cem nomes... A dificuldade estava em encontrar um nome bacana, mas que ao mesmo tempo fosse algo pessoal nosso (não queríamos nada “pronto” e sem significado). “Vitrola Basca” surgiu mesmo com uma idéia de uma amiga nossa, a Sílvia. Saiu do nada e todo mundo curtiu... Vitrola soa bem e é “legal de desenhar”, de acordo com ela. Basca é referência, claro, a região da Espanha. Surgiu de uma viagem do pai do Miguel, o tecladista da banda, que esteve por lá e disse ser um lugar muito louco.

Rock'n'Talk - Como a banda define o som que vocês fazem?
Maurício -
Basicamente, nosso som é o Rock. Se somos Indie Rock, Rock Alternativo ou qualquer outro tipo de Rock, não sabemos. Definir o som sempre acaba em rótulo... temos várias influências, como qualquer outra banda, que nos levaram a construir o que hoje acreditamos ser o som da Vitrola Basca. O lance mesmo é deixar o pessoal classificar a nossa música como bem entender, já que isso parece ser tão necessário atualmente, não é mesmo? Até por que a classificação de gênero musical já está muito manjada... a maioria das bandas tenta se enquadrar no estilo musical do momento, o que soa um tanto comercial. Assim, preferimos criar algo nosso de verdade, desprendo-nos de rótulos e do que está na moda.

Rock'n'Talk - Como são os shows? Qual a média, como é a receptividade do público?
Maurício -
Geralmente são bem legais. A banda já tem uns três anos e os shows mudaram bastante. Passamos por momentos bem diferentes: shows com 10 pessoas no início, horário péssimo, show de várias bandas com pouca música para cada... Mas achamos que tudo foi muito importante. Começar desse jeito e conseguir fazer shows, hoje, em melhores condições (espaço, ambiente, tempo de palco, etc.) é a melhor forma de manter os pés no chão, é mais gratificante. Tu começas a dar maior valor pra cada pessoa que escuta o teu som. Em relação a receptividade, nos consideramos com sorte. Sempre tivemos bons amigos para apoiar... (risos). Média de público? Isso é muito variável... já foi de 10 pessoas a 1.000.

Rock'n'Talk - Qual foi o show/lugar mais louco que vocês tocaram?
Maurício -
Com certeza foi a final do Pepsi Rock, no Pepsi On The Stage. Tinha muita gente!! Eram mais de mil pessoas nos ouvindo, palco gigante, galera cantando e tudo mais. Destacaria também o show de estréia da nossa última música, no Art Bar. O lugar é pequeno, mas lotou e tinha muita gente conhecida, cantando muito alto. Foi bem marcante!

Rock'n'Talk - Quais são os projetos do grupo para o futuro?
Maurício -
Estamos trabalhando nas novas músicas, as quais pretendemos finalizar ainda no primeiro trimestre de 2009. A idéia é começarmos o ano que vem com força total, focados nos shows e na divulgação da banda. Paralelamente, temos outro projeto para o início de Fevereiro que envolve um show surpresa com músicas cover de uma banda gringa. É uma surpresa para todos aqueles que nos acompanharam, até agora e, por isso, não podemos falar mais a respeito, mas temos certeza que todos vão gostar bastante.

Rock'n'Talk - Para vocês, o que é "viver do rock"?
Maurício -
Para nós, de forma mais crua, representa ter como forma de trabalho e expressão aquilo que mais gostamos de fazer: tocar e escutar rock ‘n roll. No momento ainda dependemos de outros trabalhos que não são relacionados à música. Alguns de nós também dividem o seu tempo com os estudos, ou seja: por enquanto, o “Viver do Rock” é algo a ser alcançado. É o nosso maior objetivo e vamos atrás dele.

Para saber mais sobre a Vitrola Basca, acesse o perfil da banda no MySpace ou a comunidade no Orkut.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bela matéria, deu vontade de conhecer a banda!

Unknown disse...

ótima banda!!!!!

Anônimo disse...

não conhecia, mó foda!