quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BAIXO, GUITARRA, BATERIA E...

Uma das principais características de uma banda de rock está nos instrumentos. Desde os anos 50 a junção de guitarra, baixo e bateria num mesmo palco se tornou a equação básica para uma boa música. Mas como no rock tudo é permitido, muita gente já alterou alguns integrantes deste trio, bem como incluiram outros instrumentos em suas composições, alguns deles nada convencionais. E por mais estranho que possa parecer, o resultado fica satisfatório.

Uma das primeiras bandas a romper com o trio de instrumentos foi o The Doors. O baixo deu lugar aos teclados de Ray Manzarek. E ninguém pode dizer que não deu certo.



Definitivamente, o baixo parece não ser tão importante assim. Ou você sente falta dele quando ouve White Stripes?



Já os Beatles, depois de um período imergidos na cultura hindu, adotaram em suas músicas instrumentos como sitar, tabla e tambura. O quarteto de Liverpool foi o primeiro a trazer a musicalidade indiana para a cultura pop. E isso pode ser visto em algumas músicas, principalmente em Across The Universe:



E o que dizer de um instrumento que mal e porcamente a gente só conhece por causa dos desenhos animados, como a gaita de fole? Pois o tradicional instrumento escocês foi utilizado por Bon Scott, vocalista do AC/DC, em um dos hits mais famosos da banda:



Por quê tocar com um ou dois instrumentos excêntricos, se você pode ter o suporte de uma orquestra inteira? Muitas músicas já foram feitas com belos arranjos de instrumentos clássicos. O Kiss, inclusive, chegou a gravar um show ao vivo com a Orquestra Sinfônica de Melbourne, na Austrália, resultando no álbum Kiss Symphony: Alive IV.



No universo do rock vale tudo para fazer um ótimo trabalho.

2 comentários:

Unknown disse...

putz, demais o post xD

realmente a gaita d efolie na It's a long way to the top é d+. totalmetne diferente e totalmente foda!

belo blog, ta mto bom... continue assim

Anônimo disse...

que beleza de post.
nada como ler ouvindo música preza.