sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ROCK NA MARQUISE

A cena rock porto-alegrense dá sinais que se fortalece a cada dia que passa. E isso não se nota somente em cima dos palcos da cidade. Um exemplo é a Marquise 51, casarão da Avenida Cristovão Colombo. Por lá, funciona um QG onde tudo conspira a favor do rock’n’roll e todas suas vertentes. Estúdio de ensaio, gravação, selo, produtora, e espaço para oficinas e palestras, tudo em um só lugar.


“Inauguramos no fim de março, mas estamos construindo desde outubro de 2007”, disse Lucas Hank, um dos sócios da empreitada. Todas as salas do espaço foram projetadas por um engenheiro e a preocupação com o isolamento acústico foi total. Dentro do espaço de ensaio, uma bateria Mapex completa espera pelas bandas, além de guitarras Fender Strato e Telecaster e um baixo construído pelo luthier Alex Cherrutti.


Para os que querem fazer da Marquise 51 o ponto de partida para o registro em CD, a parafernália de gravação é ainda maior. Cubase e Pro -Tools são os programas utilizados, aliado a um sistema de 32 canais. Piano acústico, microfones e amplificadores valvulados estão lá, para quem quiser dar um ar vintage para o trabalho. “Apesar de toda a tecnologia, achamos legal ter esses aparelhos valvulados, daqui a mil anos todos ainda vão usar os valvulados”, diz Lucas.
Fora o equipamento de primeira, a própria construção do local já previa uma “sala viva”, para obter a resposta natural dos instrumentos. Para confirmar a eficiência, é só dar uma escutada nos últimos trabalhos de Identidade, Júpiter Maçã e Andina. E provando que a música fala mais alto do que qualquer gênero, até o gaiteiro Gilberto Monteiro foi buscar na Marquise o ambiente que precisava para fazer as trilhas sonoras de filmes e seriados europeus.


Como produtora, o pessoal da Marquise 51 organiza shows e festas. A vinda de Thunderbird a Porto Alegre, o festival Morro Stock e as festas Combat Rock, que já rolou em Porto Alegre, Caxias e Santa Maria são de responsabilidade do pessoal de lá.



Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, muito interesante, já tinha ouvido falar mas não sabia de detalhes! Vou entrar em contato para futuras parcerias!