segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DE REGINALDO ROSSI A AC/DC – ENTREVISTA COM FRANK JORGE



O entrevistado da vez é ninguém menos do que ele, Frank Jorge. As apresentações são dispensáveis, basta lembrar que o sujeito fez parte da formação original dos Cascaveletes e foi baixista e frontman da Graforréia Xilarmônica. Além do campo musical, Frank se aventurou pelo terreno das letras e hoje é coordenador do Curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock.
Nossa conversa girou em torno do currículo da graduação, sua trajetória como músico e sua discografia básica, que vai de Reginaldo Rossi a AC/DC. As perspectivas do campo de trabalho também entraram em pauta e, mesmo com uma leve esquiva, conseguimos tirar dele algumas informações sobre seu trabalho solo.

Rock`n`Talk - Como professor do curso de formação de Produtores e Músicos de Rock, fala um pouco sobre as questões pontuais que são abordadas no currículo da graduação, para aqueles que estão pensando em fazer o vestibular.
Frank Jorge - Primeiro é importante entender que mesmo com tantas mudanças sociais e comportamentais, ainda existe certo preconceito por quem escolhe cursos nas áreas artísticas, ou ainda, por quem tem coragem de escolher convictamente o seu curso superior e respectiva área de atuação, e não o que os familiares ou certas tendências sugerem. O curso proporciona uma formação ampla, atenta ao mercado da música: história do rock, história da música, música e legislação, comunicação e marketing, preparação de carreira; estes são alguns dos tópicos desenvolvidos nas nossas atividades acadêmicas.

Rock`n`Talk - Como você vê o mercado da música hoje? Quais ofícios que ainda carecem de profissionais capacitados dentro da cadeia produtiva do mercado?
Frank Jorge - O mercado da música está cada vez mais vivo! Parece uma determinada coisa, veiculada pela mídia, ok... Programas de auditório, canais de TV aberta e a cabo de videoclipes, inúmeros canais via web, mega-shows, mega-eventos, revistas, mas a produção musical e sua receptividade vão além. Hoje em dia, cada banda tenta se diferenciar não apenas pela linguagem musical e estética, mas como procederá com a mídia e com o seu público, ou seja, tem banda que faz um certo "anti-marketing", toca em lugares inusitados sem enviar divulgação para veículos tradicionais de comunicação, e ainda sim, tem o seu charme, o seu nicho, sobrevive da música do mesmo modo que outros artistas super expostos na mídia.
O próprio performer - seja um cantor, um instrumentista - é carente sim de volume de conhecimentos gerais, diga-se de passagem! O curso se ocupa com uma formação integral: o profissional da área da música tem que saber se expressar, por mais que esperem do artista as mesmas falas obscuras, pretensiosas ou então, enigmas e bobagens (risos). Frank Zappa sentenciou: entrevista de um músico para um jornalista é sinônimo de alguém que não sabe falar, dizendo coisas para alguém que não sabe escrever. Creio com todas as forças que isto mudou bastante.
O mercado já tem muita gente boa, realmente tem muito técnico de som bom por aí, por exemplo. Acredito que faltam pessoas que pensem na música e na humanidade num contexto mais abrangente, não pensar só sobre o business ou o showbusiness, mas sobre a possibilidade de trabalhar com o que se gosta e tocar isto adiante firme forte contente. É um pouco hippie, um pouco punk!

Rock`n`Talk - Hoje, com a internet e o acesso fácil a qualquer tipo de informação, as pessoas tem contato com vários estilos musicais e bandas novas. O curso dá alguma ferramenta para, nesse turbilhão todo, o aluno filtrar o que realmente é genuíno daquilo que é fugaz?
Frank Jorge - Por vezes é necessário conhecer e dominar o fugaz, para reencontrar o Genuíno, diria José Dirceu... A ferramenta eles já tem antes de entrar no curso que é o seu cérebro; Steve Jobs que me perdoe, muito mais eficiente que o iPhone!

Rock`n`Talk - Qual a discografia básica que você acha que deve estar na prateleira de qualquer músico, independente do estilo que toque?

Frank Jorge - The Beatles, Chico Buarque, Tom Jobim, The Rolling Stones, Cream, The Zombies, Os Mutantes, Celly Campelo, Roberto Carlos, Sttely Dan, The Beach Boys, Chuk Berry, Little Ricahrd, Tim Maia, Bach, Chopin, Beethoven , Igor Stravinsky, Frank Zappa, ACDC, Led Zeppelin, David Bowie, Noel Rosa, Sinhô, Francisco Canaro, Astor Piazolla, Queen, Blondie, Ramones, Los Hermanos, Erasmo Carlos, Reginaldo Rossi, Odair José, Elvis Presley, Kiss, Nirvana, Johny Cash, T. Rex, Roxy Music, The Strokes, Kaiser Chiefs, Damn Laser Vampires, The Ventures, The Supremes, James Brown, The Animals, Muddy Waters ...

Rock`n`Talk - Gostaria que você falasse um pouco do seu trabalho solo, de como conciliar sua carreira musical com a vida de professor e de seus futuros projetos.
Frank Jorge - Isto é outra pauta, outro dia! Mas estou bem contente por conseguir lançar um cd novo do trabalho Frank Jorge Solo - terceiro cd de estúdio, que está saindo agora em novembro de 2008 pela gravadora Monstro, chamado "Frank Jorge - Volume 3". - muito criativo, aliás. No www.myspace.com/frankjorgesolo o pessoal já pode conferir seis músicas deste trabalho. É rock e 100% brasileiro! Pitadas de brega e jovem-guarda com Anos 80. Sigo fazendo shows com a Graforréia Xilarmônica e o Tenente Cascavael, também.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é O CARA!
Bela entrevista!

Giovani Paim disse...

Frank é um baita profissional!


O crédito da foto é: Giovani Paim


Obrigado.