terça-feira, 11 de novembro de 2008

O NASCIMENTO DO ROCK (parte 2)

Se você já leu a primeira parte desta história, sabe que o sul dos EUA teve uma grande explosão musical vinda dos negros através do blues, do jazz e do gospel. Porém, o rock ainda não passa de um embrião, e muita coisa ainda estava por acontecer.

Os músicos negros, por não serem conhecidos do grande público, precisavam começar de baixo antes de alcançar o sucesso. Seus principais palcos eram os honky tonks - pequenos bares frequentados pela classe operária, cujos principais atrativos eram a bebiba barata, a música e as mulheres. Eram ambientes onde muitas histórias circulavam, inspirando os músicos em suas composições.



A medida em que eram descobertos pelos donos de gravadoras, e passavam a gravar seus discos, descobriam um novo obstáculo: a discriminação racial. Músicas de negros só tocavam em rádios de negros. Nas emissoras mais abrangentes, o trabalho dos artistas era transmitido em horários de pouca audiência. Então você pergunta: "o que as rádios tocavam então no restante da programação?" Além de músicas clássicas, os ouvintes americanos apreciavam um som peculiar da costa oeste, tocado por caipiras brancos, conhecido como hillbilly, que mais tarde deu orígem ao country.



Os donos das gravadoras da época, reconhecendo o potencial da música negra, e as barreiras impostas pelo preconceito, deram um pequeno "jeitinho": contratavam artistas brancos para cantar as composições dos músicos negros. Bingo! Sucesso garantido!



Toda essa revolução musical no sul dos Estados Unidos acontecendo nos anos 40 e 50 serviu como preparação de um som mais pesado, com uma batida rápida e que misturava um pouco de cada um destes ritmos. Alan Freed, DJ que apresentava um programa de rádio à noite sob o apelido de "Moondog", batizou aquele novo som com uma expressão utilizada em algumas músicas da época, o rock'n'roll. Porém, ainda faltava um "algo a mais"...

Este "algo a mais" surgiu quando um motorista de caminhão de Memphis entrou na gravadora Sun Records para gravar um LP como presente para sua mãe. Pouco tempo depois, ele retorna para gravar o primeiro sucesso da sua carreira, That's All Right Mama. Era Elvis Presley, considerado por muitos como a encarnação viva do rock. Aquele foi o marco zero, abrindo espaço para todos que vieram depois dele.



Antes de Elvis, não havia nada. (John Lennon)

6 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, com certeza Elvis revolucionou o e mostrou a todos o que era o verdadeiro Rock'n Roll...

Dennes Pereira disse...

Ficou muito bom a matéria sobre o Nascimento do Rock. Parabéns!

Anônimo disse...

olha, adorei o texto, mas o elvis foi um dos principais brancos a roubar músicas dos negros...

Anônimo disse...

Roubado não, os autores tinham sã consciência de que Elvis estava cantando suas músicas... Não por nada, mas se não fosse pelo Elvis o Rock ainda seria "pecado" ou errado ou nem existiria... Mas cada um com seu ponto de vista...

Litha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eles tinham sã consciência mas não curtiam muito, não. concordo que apesar disso ele foi importante, mas dizer que antes do elvis não havia nada é uma grande injustiça