terça-feira, 25 de novembro de 2008

A TEORIA DOS SEIS GRAUS NO MUNDO DO ROCK

Existe uma teoria, baseada em um estudo científico feito em 1990, que diz que qualquer pessoa está ligada a outra por, no máximo, seis laços de amizade. É a chamada Teoria dos Seis Graus de Separação. Pode parecer loucura, mas depois que você entende a definição, faz algum sentido.

Então, vamos tentar aplicar a teoria dos seis graus de separação entre dois artistas totalmente diferentes e absurdos. Então vamos estabelecer uma conexão entre o rei do rock, Elvis Presley, com a boy band de maior sucesso dos anos 80, os Menudos?

Vamos começar pelos meninos de Porto Rico. O grupo foi criado oficialmente em 1977, alcançando seu ápice nos anos 80, fazendo sucesso entre as adolescentes da América Latina, lotando estádios para tocar seus hits, seguidos pelas coreografias um tanto quanto... excêntricas...


Não ria... sua mãe pode ter estado naquela platéia...

Aqui no Brasil a maioria só conhecia as músicas de maior sucesso. O "lado B" dos Menudos não era muito conhecido das pessoas. Até que em 1992, Renato Russo durante as gravações do Acústico MTV, supreendeu a todos dizendo que iria cantar uma música deles, dizendo que era "bonitinha". Então ouvimos pela primeira vez "Hoje a noite não tem luar":



Após a morte de Renato Russo e o fim da Legião urbana, muitas homenagens foram feitas ao grupo. Uma delas foi o CD Forza Siempre, uma coletânea de músicas da Legião gravadas em italiano por um dos ídolos da Jovem Guarda e amigo pessoal de Renato, Jerry Adriani. O mais impressionante é que as vozes dos dois são extremamente parecidas!



Jerry Adriani pertencia a Jovem Guarda - movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda, influenciado pelo rock and roll. A dupla Roberto e Erasmo Carlos, Wanderléia, Renato e seus Blue Caps foram os percussores do gênero musical aqui no Brasil. E em 1977, em um especial para a TV, os ícones da Jovem Guarda realizaram uma homenagem a quem os inspirou. Adivinha quem?



Quando dizem que no mundo do rock tudo é possível, não duvide.

3 comentários:

Anônimo disse...

Poha, dessa eu não sabia!! Isso sim que é história do rock...
na verdade, entre aspas, pois a história começou com o menudos [=S]
Mas tudo bem...
O importante foi conheceu os seis graus do rock!
ótima matéria!

juliana disse...

Genial!!

Agora pra comprovar a teoria tem que fazer mais uma sequencia de six degrees que é pra ninguém achar que isso aí e enrolation. hsadjkahkjas

fabiano disse...

cara show de bola essa materia!! façam mais desse tipo!!
duvido conseguirem ir de calipso até Iron maden!