sexta-feira, 7 de novembro de 2008

ENTREVISTA COM RAFAEL MALENOTTI

O entrevistado da vez é o cara por trás da voz e composições do Acústicos & Valvulados. Sempre na estrada, morando em Floripa e conectado com os amigos de banda em Porto Alegre, Rafael Malenotti conversou com a gente sobre produção e trabalho em estúdio, além de contar umas novidades.

Rock’n’Talk - No Acústicos & Valvulados, como vocês estão coordenando a carreira nesses tempos de MySpace e downloads gratuitos? A cada lançamento de disco, vocês já estão pensando nessas estratégias de divulgação?

Rafael - Estamos no momento trabalhando em novas composições para poder dar sequência ao trabalho lançado em 2007 - Acústico, ao Vivo e a Cores - mas com certeza já de olho em como nos adaptarmos com essas novas ferramentas de divulgação e que são importantíssimas a cada dia que passa. Somente esse ano conseguimos nos dedicar mais no MySpace , Fotolog , etc ... Estávamos devendo isso a muita gente, mas a falta de hábito com isso foi o fator dessa demora toda. Acho que se bandas de porte gigantesco como o Radiohead , Oasis e outras menores como os Racounteurs e muitas outras já demonstram esse tipo de preocupação , cabe a nós cuidarmos disso ainda mais, já que por aqui a coisa é bem mais difícil.

Rock’n’Talk - A gurizada que tá começando hoje já tem toda a manha das ferramentas on-line de divulgação, mas muitos ainda não tem nenhuma experiência com ensaios em estúdio, gravação e produção. Como foi para ti o aprendizado dessas ferramentas?

Rafael - A medida em que os tempos vão mudando precisa se ver como lidar com as novidades. Hoje em dia qualquer moleque pode ter seu próprio estúdio em casa e fazer suas próprias gravações sem precisar nem sair do quarto. Nossa história foi ter ensaiado, gravado e produzido muito material em um estúdio caseiro também, mas onde o computador não existia ainda. Tive meu estúdio durante 17 anos e pudemos ensaiar muito, gravar e produzir vários projetos, tanto nossos quanto o de amigos e mais um sem-número de gravações de bandas que nem conhecíamos direito e esse trabalho foi muito importante pra que a gente pudesse desenvolver nosso conhecimento.

Rock’n’Talk - Quais os programas e ferramentas que tu acha mais importante dentro de um estúdio de gravação?

Rafael - Estou afastado do mundo das gravações há um pouco mais de dois anos, quando me mudei pra Floripa e desativei meu estúdio em Porto Alegre. Por isso estou desatualizado em relação ao que está rolando por aí. Ainda penso no Pro-Tools como um padrão legal e universal, mas nem sei se já não tem outras formas de gravação rolando, com resultados melhores, todo o dia surge um plug-in mais bacana que o anterior, enfim, quem tá entendendo bem mais disso tudo é o nosso guitarrista Alexandre Móica , no http://www.myspace.com/moicarock . Pintem lá e façam o contato. Ele herdou o lance de estar gravando em casa, como já foi na minha durante muito tempo.

Rock’n’Talk - Tu já deve ter trabalhado com vários bons produtores. Para a moçada que quer se especializar em trampos de estúdio, qual é o teu conselho?

Rafael - Gosto de pensar que o grande trunfo é a dedicação à composição e arranjo de uma canção. Acho que musicalmente o som vai ter que falar mais alto do que as questões técnicas, prefiro ouvir uma grande música gravada de forma modesta a uma grande porcaria gravada com os melhores equipamentos possíveis. O negócio é caprichar nas referências que se quer usar.

Rock’n’Talk - Como conciliar tua vida na estrada e o trabalho no Bafo de Bira?
Não existe mais o Bafo de Bira como espaço físico ,mas restaram grandes histórias , registros , o modo de pensar e a vontade de reconstruí-lo aqui em Floripa ... quando menos se esperar vai rolar o Bafo de Ilha !!!

Rock’n’Talk - Conta pra galera como anda a rotina do Acústicos (gravações, apresentações, vida na estrada)

Rafael - Estamos começando a compor um novo trabalho , vou toda a semana pra Porto Alegre ( onde moram todos dos A&V ) , nos reunimos , ensaiamos , fazemos os shows que tem e quando rola uma pausa , volto pra ficar salgando o lombo no mar e torrando os neurônios no sol e na areia! Uma boa maneira de saber as novidades é visitarem o site da banda, nosso MySpace e fotolog ( esse eu atualizo quase que diariamente ). Valeu aí rapaziada, espero que possam seguir adiante esse sonho de se trabalhar com música, coisa que dá um grande trabalho, mas que continua sendo uma das coisas mais prazerosas de se fazer... Um grande abraço a todos, sucesso e boa sorte!

Nenhum comentário: