quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MOSTRANDO SEU TRABALHO PARA O MUNDO

De que adianta ter uma boa banda, fazer músicas legais, se você se esconde? Vai esperar que a fama, dinheiro e fãs caiam do céu? O caminho para o sucesso passa pelo marketing pessoal e pela divulgação do seu trabalho. E a internet tem se mostrado uma ótima ferramenta para isso. De bandas atuais como Frezno e NXZero a medalhões consagrados como Coldplay e Radiohead, todos usam a rede mundial de computadores para estreitar os laços com seu público e dar mais visibilidade às obras. Sites, blogs, redes sociais estão aí exatamente para isso. E não precisa ser um expert em programação - todos os serviços que iremos citar são fáceis de manusear.

A febre que atinge o cenário musical atualmente chama-se MySpace. A rede social aglutina serviços de blog, album de fotos, canal de vídeos e rádio personalizados. É raro uma banda não ter um perfil de divulgação no MySpace, disponibilizando músicas inéditas (como uma espécie de "termômetro", para saber se o público irá aprovar ou não). A popularização do serviço, a disponibilidade de ferramentas, e a relação da empresa com os usuários (o MySpace possui escritórios no Brasil) faz deste o principal meio de comunicação e divulgação das bandas. O único ponto negativo estão por conta de algumas funções, como comentários, que só são permitidos para quem também é usuário do serviço.


Myspace do R.E.M.. Clique para acessar.


Para quem quiser ir na contramão do modismo, há a possibilidade de criar blogs em sistemas gratuitos, como o Blogger e o Wordpress. O primeiro dá uma liberdade maior para customização da página (contanto que você saiba um pouco de linguagem HTML). O segundo já é mais estático, permitindo poucas mudanças, mas facilita a administração de conteudo.


Blog da Fernanda Takai (Pato Fu) no Wordpress. Clique para acessar.

O problema está na inserção das músicas nos blogs. Como o Blogger e o Wordpress não oferecem hospedagem para arquivos MP3 (o formato mais comum), o jeito é apelar para as versões em audio do Youtube: GoEar, MP3Tube e Odeo. Ambos seguem o mesmo princípio - cadastre-se, faça um upload da sua música, copie o código que irá aparecer e cole dentro do seu blog.


Modelo dos players no GoEar, MP3Tube e Odeo.

Por fim, se ainda não for o suficiente, você pode investir em uma página própria, com hospedagem e domínio exclusivo, sem comprometer a compra do novo sintetizador para a guitarra. Pagando R$ 15 por ano é possível registrar um domínio na internet do tipo nomedabanda.com . E a hospedagem do site pode sair por menos de R$ 10 por mês. Aí é só pedir ajuda para aquele amigo geek que é fã da banda para ajudar na construção do site.

Depois disso, espalhe o endereço do site da banda. Mande e-mail com o link para os amigos, casas noturnas, gravadoras... Use o Orkut, crie uma comunidade para divulgar o grupo (mas sem abusar dos scraps aleatórios, nem todo mundo gosta de propaganda no seu profile). E aí, pouco a pouco o número de acessos vai crescendo, e a sua banda vai ficando conhecida. Não espere um sucesso imediato. Tudo acontece no tempo certo, e quando menos esperar, o sucesso bate na porta.

2 comentários:

Anônimo disse...

O myspace é mara! uso direto, e não por modismo mas pq é o meio mais completo rpa divulgar a banda podendo publicar textos, fotos, músicas, notícias e vídeos, como se fosse um site profissional! Pode personalizar tudo no myspace! eu sou adepto e fã! Quando criarem algum mais completo (talvez sem essa de ser cadastrado pra comentar) eu migro pro mais completo, mas enquanto isso fico com myspace como ferramenta principal de divulgação...

Dennes Pereira disse...

Valeu a dica!