sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CONHEÇA O DANIEL LEMOS


Daniel Lemos é um daqueles músicos que surgiu nos bares e casas noturnas, e hoje é considerado um dos grandes talentos da cena musical pop gaúcha, agradando a todos os tipos de público com um repertório variado e composições próprias. Você votou na nossa enquete, e nós fomos atrás para saber um pouco mais da carreira deste artista.

Rock'n'Talk - Como foi que você começou na carreira artística?
Daniel Lemos - A velha história de "ganha o violão aos 13", passa mais tempo com o violão do que jogando bola..(risos). Montei a primeira banda aos 16 anos, comecei a tocar profissionalmente aos 20, passei pelo processo natural de ter várias bandas cover de rock (Guns, Megadeth, Bon Jovi), mas sempre compus minhas próprias músicas (e sempre, por influência dos meus pais, escutei MPB, grandes compositores como Chico Buarque e Djavan). Durante 8 anos tive uma banda chamada Quíron, com quem lancei um cd em 1999. Nessa época ouvia muito Soul Music também. Me formei em arquitetura no mesmo ano, e paralelo à isso comecei minha carreira solo. Morei em SC por 3 anos, trabalhando como arquiteto, fazendo violão e voz em alguns bares e compondo bastante, até que me dei conta que minha vida era definitivamente música. Voltei pra Porto Alegre, comecei a tocar nos bares principais do RS e SC, gravei meu primeiro CD (Lendas Virtuais - lançado em 2005). Atualmente sigo tocando nos principais bares e preparando meu segundo CD.

Rock'n'Talk - Quais são as suas principais influências musicais?
Daniel Lemos - Acredito que tudo que escutamos (e que nos agrade) nos influencia. Já compus influenciado por tanta gente (desde Lulu, Ed Motta, Foo Fighters, é uma mistureba... risos) que isso já se tornou um processo natural. Ultimamente tenho escutado muito bandas como Maroon 5 e também gosto muito de vários trabalhos produzidos aqui em Porto Alegre mesmo.

Rock'n'Talk - Para você, quais são as principais dificulades encontradas para quem quer construir uma carreira musical?
Daniel Lemos - Não gosto de falar em "dificuldades", mas sim em "tempo natural das coisas". Construir uma carreira musical é como construir uma carreira em qualquer profissão. Para você ser médico, por exemplo, não é simplesmente escolher "ser médico" e sair se dando bem. Tens que estudar (e muito) pra entrar na faculdade, estudar 5 ou 6 anos, fazer mais 2 ou 3 de especialização, trabalhar muito e estar sempre se atualizando. Enfim, são anos e anos de dedicação até ter de fato uma carreira. Música é igual. Tem que acreditar, antes de mais nada, em seu trabalho. Persistir, persistir e persistir. Levamos anos para amadurecer musicalmente e é importante ter essa noção, porque é isso que torna natural o processo da "demora". Tudo acontece a seu tempo.

Rock'n'Talk - Como são os shows? Qual a média, como é a receptividade do público?
Daniel Lemos - Faço em média 3 apresentações por semana. Faço alguns trabalhos de violão e voz pra poder ganhar meu dinheirinho também né? (risos) Nos shows sempre somos muito bem recebidos. Apesar de fazermos o show cover, sempre colocamos no meio do repertório alguma música própria. E quando ela é recebida tão bem quanto os covers que tocamos, é sinal de que o trabalho está maduro, que estamos no caminho certo.

Rock'n'Talk - Tem algum show ou apresentação marcante? Qual foi?
Daniel Lemos - Uma das apresentações mais marcantes pra mim, foi numa das etapas da final do Festival de Música de Porto Alegre deste ano, quando defendi minha música "Tão Só" que fiz para meu pai, que sofre de Alzheimer há 10 anos. É uma música com significado muito forte pra mim e pra minha família (que estava lá). Tive que me concentrar muito pra não chorar no palco.

Rock'n'Talk - Quais são os projetos para o futuro?
Daniel Lemos - Comecei uma nova etapa da minha carreira, uma parceria com Rodolfo Chaves, grande guitarrista, com quem dividirei os arranjos do próximo CD. Então, pretendo no primeiro semestre de 2009 estar lançando esse novo CD para, em paralelo aos shows covers (afinal, tenho que pagar minhas contas... risos), colocar nos palcos meu show autoral. Pretendo fazer isso não só aqui no Sul, mas em todas as casas que forem abertas à esse tipo de proposta no país. Quero também usar a música "Tão Só" para divulgar mais sobre o mal de Alzheimer, e pretendo fazer dela um instrumento de ajuda pra pessoas que passam por esse terrível problema em sua família.

Rock'n'Talk - Para você, o que é "viver da música"?
Daniel Lemos - É ter o privilégio de se fazer o que se ama. Sempre ouvi de um tio meu "existe trabalho sem recompensa, mas não existe recompensa sem trabalho". Viver da música é ter a garantia de uma recompensa.

Para saber mais sobre Daniel Lemos e sua música, acesse:
www.daniellemos.net
www.myspace.com/danilemos
www.palcomp3.com.br/daniellemos
www.youtube.com/daniellemos75

Nenhum comentário: